A escolha deste projeto surgiu da necessidade de um aluno, pois o mesmo demonstrou dificuldades de interação com os demais colegas. Nas observações percebemos que no momento da música o mesmo se sentia mais à vontade, demonstrando prazer em estar ali participando com todos, então passamos a usar a música como ponto de partida, inspiração para as nossas experiências do dia, como chamada, momentos de contação de histórias, atividades concretas e brincadeiras, explorando diferentes ritmos musicais do universo infantil, instrumentos e possibilidades de instrumentos de forma prazerosa, proporcionando uma aprendizagem significativa e participativa por todos da sala.
Imagens que usamos para publicar o nosso trabalho.
No decorrer da aplicação do projeto passamos a usar as palavras chaves das músicas para trabalhar as letras do alfabeto e montar o alfabeto da nossa parede, nessas atividades concretas exploramos diferentes técnicas de pintura, texturas e formas. Para cada música apresentada aos alunos confeccionamos um disco de papel impresso com um desenho e uma palavra chave para representar a música e assim montar a nossa Caixa De Música, colocamos também nesta caixa as músicas sugeridas pelas crianças, as que já faziam parte de suas vivencias e que surgiram nas rodas de conversas. Nos momentos de descontração da sala fazemos uso da caixa, onde uma criança por vez, sorteia uma música e todos cantam e brincam juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário